80 a 100% de absorção do conteúdo.
40 a 60% de absorção do conteúdo.
Mídia digital é complemento. Não se iluda!!
“Quem vive na nuvem, não cria raízes. Pé no chão!!!”
Não é preciso trabalhar na comunicação pra ver como a mídia digital engana. Mídia do momento? Não. É complemento. Eficiente? Não muito. É complemento. Para os menos observadores, vamos ao ponto. Tudo aquilo que é novidade, a tendência é aguçar a curiosidade. Natural!! Não se deixa passar nada. Mas é fogo de palha! Deixou de ser novidade, vira uma coisa mecânica. Pare e analise o início do WhatsApp, por exemplo, abertura de grupos... Era aquela festa! Cada um de nós tinha o capricho de ler mensagem por mensagem, abrir grupo por grupo. Hoje o cenário é outro. Muitos deletaram grande parte dos grupos porque sabem que são perda de tempo mesmo, pouco nos acrescenta, e os que ficaram, poucos são vistos da forma que se deve, ou seja, mensagem por mensagem. Sedentos de passar uma informação, cada um de nós compartilha o arquivo com vários grupos de uma vez. Quanta esperteza!! Será? Todos fazem isso na certeza de que a mensagem será vista em massa. Eficiência com economia de tempo. Doce ilusão!! Então vai a pergunta. Você continua lendo todas as mensagens dos seus grupos? É óbvio que não. Então por que acha que os membros dos grupos estarão lendo a sua? Não se engane. E a tendência é ficar um “tiroteio” cada vez mais robótico. Desta forma, não fique se considerando IMPRENSA. Primeiro que você não foi preparado pra isso, e segundo que o desinteresse pelas redes sociais vem crescendo dia a dia. Acerte o alvo. Analise melhor daqui pra frente as redes sociais. Cuidado com as fake news, isto se você está pelo menos enxergando-as na sua desorganizada e hipnotizante forma de navegar. A grande maioria não para pra ler mais nada. Então agora chegamos onde realmente planejamos, que é destacar a importância dos veículos de comunicação oficiais. Dê crédito a eles e não caia no descrédito publicando informações impensadas ou mesmo inverídicas. Saiba utilizar a internet, as redes sociais, a seu favor! Não perca munição à toa. Dê crédito a quem merece. Jornalistas, repórteres, enfim, a imprensa oficial, foram preparados para deixar você abastecido com informações consistentes. É bom repetir e repetir. Redes sociais são vias complementares de informações e não um veículo oficial. É “terra de ninguém”. Permitem até a compra de seguidores e curtidas!! É o “me engana que eu gosto”. Apenas números. Lance mão dos veículos oficiais, seja TV, rádio, jornais, revistas. Dê credibilidade e visibilidade real ao seu produto, às suas informações, respeitando o código de ética do seu órgão de classe. O desinteresse pelas redes sociais continua crescendo e com isso vêm os seus reflexos. Em fase de ajustes, elas terão seu papel definido na sociedade, no mundo da comunicação, mas jamais substituirão os veículos de comunicação que primam pela transparência e veracidade das informações. Reflita e coloque base sólida de crescimento no seu ofício.
TELEFONE/WHATSAPP:
+55 (69) 99257-7850 / (69) 98461-1122
ENDEREÇO:
Rua Presidente Médici, 1583 - Jardim Clodoaldo - Cacoal/RO
A Ponto E é um projeto desenvolvido com ética que já está no seu 16º ano. De publicação trimestral, prima pela qualidade e não pela quantidade, respeitando a língua portuguesa em sua perfeita grafia e concordância, adequando-se também à nova reforma ortográfica; exigência mínima dos fiéis leitores, formadores de opinião, que acreditam na competência dos profissionais que fazem este trabalho. É o esforço e seriedade de uma equipe que trabalha em prol do crescimento intelectual de cada cidadão rondoniense que passa a discernir com clareza quais são os profissionais competentes do nosso Estado.