A arte tem um papel muito importante na formação integral do aluno, já que é capaz de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos de vida. Assim, o fato de se trabalhar a arte como metodologia contribui tanto para a qualidade do processo de aprendizado como em sua transformação, da situação entre o aluno e o mundo social.
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos; também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. "Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" (Jung, 1920).
A criatividade já é algo inerente aos seres humanos, mas deve ser estimulada. A arte ajuda neste processo, sendo o trampolim para que essa habilidade se desenvolva. É importante que o aluno seja estimulado a participar de atividades culturais, estimulando-o a desfrutar a imaginação, o que aproxima mais o aluno do mundo social com práticas contínuas tanto na escola como em casa com o auxílio dos pais.
O educador é essa pessoa-chave para mediar os caminhos da criança no mundo simbólico da cultura, da arte. E nesse caminhar, na experiência compartilhada, que o professor amplia sua possibilidade de compreender seus alunos, de reconhecer seus ‘despropósitos’ e apoiar suas buscas e escolhas. Converte-se, então, em parceiro privilegiado de novas e infinitas aventuras poéticas.
A arte abre caminhos para a inclusão social de qualquer ser humano. Lapida de forma graciosa a pedra mais bruta da exclusão, enverga o galho mais firme do cerne, pois o processo da arte é manso, suave e intenso; atinge a alma.
É por meio da diversidade cultural presente na disciplina de Arte que o aluno vai tomar ciência de diferentes grupos sociais, interessar-se e sentir curiosidade de conhecer novas culturas. A arte é inclusiva por ser tão ampla e abrangente, aborda em sua concepção o contexto histórico, social, econômico e político de sua contemporaneidade.
A diversidade está presente em todas as áreas artísticas, assim como a arte está presente na diversidade por meio de suas histórias e obras, conforme a evolução do homem.
A inclusão escolar tem como objetivo priorizar um ambiente acolhedor, onde não exista seleção ou discriminação para o acesso e participação das pessoas na escola. Inclusão é compreender que o conhecimento é um processo individual ou coletivo, que envolve a especificidade de cada um. Cada ser humano tem seu próprio ritmo e tempo de aprendizagem. Reconhece que a inclusão se tornará efetiva se houver políticas na formação pedagógica que abordem princípios e ações de acolhimento, respeito e valorização nas diferenças, com mudanças de atitudes e estratégias no processo educativo que combatam o preconceito e as manifestações de discriminação.
Sou apaixonada pelo ofício da Pedagogia. Por meio do ensino realizo meu sonho todos os dias contribuindo com a formação de crianças. Uso a arte como ferramenta para aulas divertidas e com inclusão.